O IAG – Instituto Arcanjo Gabriel, localizado em Belo Horizonte e inaugurado em 2008, está situado no Bairro Colégio Batista, Rua Pitangui-nº 900, esquina com Sabará.

Sua proposta de vanguarda tem como fonte de inspiração a experiência de décadas do Instituto Edouard Claparede – IBEC- que encerrou suas atividades em dezembro de 2007.

Em 2008, Niege Celso Vidal, assumiu a direção resgatando a prática pedagógica ímpar e pioneira dos 42 anos do IBEC, porém com uma proposta inovadora. Uma escola regular e inclusiva que atende crianças, adolescentes e jovens em um circuito que vai do Ensino Infantil, Fundamental ao Ensino Médio. 

O IAG privilegia um ensino aberto à diversidade e ao pluralismo de concepções pedagógicas direcionadas ao desenvolvimento e ajuste social dos alunos.

Em pleno século XXI, o Instituto Arcanjo Gabriel acredita que somente através de uma proposta que considera as múltiplas inteligências, os vários interesses, os ritmos e formas diferenciadas de aprender, é possível formar cidadãos capazes, independentes e felizes.

A pedagoga e psicopedagoga Niege Celso Vidal de Oliveira responde pela direção do Instituto, que apresenta em seu quadro de pessoal, números significativos de professores e técnicos.